Os números de mídia OOH (out of home) são positivos no Brasil. Pela primeira vez, o meio ultrapassou a barreira de 10% dos investimentos publicitários no país, faturando R$ 433,98 milhões no primeiro trimestre de 2019, de acordo com o Cenp Meios.
Com participação de 11,4% no bolo publicitário, o meio só perde para TV aberta (share de 54,7%). Em termos de penetração, o OOH encostou na mídia líder no país. Segundo o Mídia Dados Brasil 2019, enquanto a TV aberta tem 88% de penetração no total da população (30 dias), a mídia out of home tem 87%. Tal penetração é superior a países como França, Espanha, Reino Unido e EUA.
Ana Célia Biondi, presidente da ABOOH (Associação Brasileira de Out of Home) tem um olhar feliz e animado com o ambiente atual: – Estamos muito felizes com este novo patamar alcançado pelo segmento, que vem crescendo de forma sólida e contínua nos últimos anos, sendo hoje parte estratégica nos planos de comunicação de marcas de diversos setores e tamanhos. Em 2018, 6.151 anunciantes (7.658 marcas) usaram o meio em sua estratégia de comunicação, estes números são superlativos e demonstram a aderência ao meio.
O resultado pode ser creditado a vários fatores, entre eles, o ganho de profissionalismo do meio, o investimento feito em produtos de qualidade, a qualificação das equipes e a introdução de métricas, que permitem ao setor ser comparado a outros meios em termos de eficiência e custo. Tendência no mundo todo, a digitalização vai ocupar mais espaço do que ocupa hoje.
Novas tecnologias contribuem para a evolução, transformando o meio nos últimos anos, mas o estático não vai desaparecer, o uso de dados, a compra programática, tudo isso deve passar a ter mais relevância no segmento nos próximos anos.
O setor está muito otimista e com este crescimento expressivo e constante e com uma penetração cada vez mais relevante, 2020 deve ser um ano em que o OOH vai ter mais presença ainda nos planos de mídia dos anunciantes. Por conta do segmento ser democrático, atende todo tipo de anunciante em termos de tamanho e atuação.
“E com o Brasil se mostrando uma boa opção para investimentos, o próximo ano deve ser ainda melhor do que 2019”, pontua a presidente da ABOOH.
Fonte: Propmark