Antes da pandemia alterar a dinâmica de todos os segmentos de negócios do País, o meio OOH era, entre os veículos de comunicação, o que apresentava maior taxa de crescimento em relação à atração de verbas publicitárias. Em 2019, o setor havia movimentado no Brasil a quantia de R$ 1,84 bilhão em compra de mídia, uma quantia 33% maior do que o ano anterior. Mesmo com uma diminuição no ritmo de crescimento, o setor encerrou 2020 detendo 8,6% de toda a verba investida em publicidade no Brasil, o que deixa o meio atrás apenas da TV aberta da internet no recebimento das cifras dos anunciantes.
O histórico recente do setor fez o segmento avançar não só nos serviços oferecidos, mas também na tecnologia utilizada para a criação de telas, painéis, mobiliários e outras interfaces de exposição das marcas dos anunciantes e de conteúdo ao público. A partir de agora, o setor pode ganhar um avanço ainda maior ao se aproximar da indústria do entretenimento.
Nesta semana, a Neooh, empresa brasileira do segmento de OOH, anunciou que integrará seu inventário de telas ao universo dos games, oferecendo a opção de seus clientes veicularem suas campanhas também dentro do universo dos jogos eletrônicos.
Uma vez que as pessoas entram em contato com as telas ao saírem na rua, circularem nos transportes públicos e se depararem com telas de grandes formatos, era natural, na visão da empresa, que esse contato também pudesse ser estendido ao ambiente dos games, que cada vez vem ganhando mais atenção dos consumidores – e mais investimento das marcas. De acordo com o relatório Global Market Games, da Newzoo, a indústria de jogos eletrônicos deve encerrar o ano de 2021 com 3 bilhões de jogadores ativos em todo o mundo e, em 2024, a previsão é de que essa indústria movimente, globalmente, cifras em torno de US$ 218 bilhões.
Ao fazer um plano de veiculação de uma campanha no meio OOH, o anunciante pode definir a idade, perfil e hábitos das pessoas que deseja impactar e quais os tipos de games em que acredita que poderá ter mais adesão junto a essa audiência.
Por enquanto, a solução da Neooh contempla mais de 100 games no inventário – entre eles, o Pro Evolution Soccer (PES) 2021, House Party, Mortal Kombat, Bob Esponja, Family Island, Zombie Tsunami, Sniper 3D, Cooking Diary e Fruit Ninja. A ideia, segundo o executivo, é ampliar esse leque com a inclusão de outros jogos, por meio da parceria com a PMP.BID.
Bárbara Sacchitiello, 25/08/2021
O artigo completo publicado na Meio&Mensagem pode ser lido em: