Os investimentos em mídia no mercado brasileiro alcançaram o volume de R$ 3,450 bilhões nos primeiros três meses de 2022, de acordo com o mais recente painel Cenp-Meios.
O montante é 19% maior do que o movimentado pela indústria no primeiro trimestre de 2021, o que indica uma recuperação do mercado após a pandemia de Covid-19, que afetou consideravelmente os negócios de publicidade em 2020 e no início de 2021.
Os dados do painel Cenp-Meios foram aferidos com base em informações fornecidas por 303 agências de publicidade, uma base um pouco maior do que a de 2021, quando 298 agências reportaram seus resultados ao Cenp-Meios.
Uma comparação direta com o painel relativo aos primeiros três meses de 2021, aponta que todos os meios cresceram, em valores absolutos, no painel deste ano. A exceção é o meio revista, que no primeiro trimestre de 2021 registrou R$ 13.197 milhões em compra de mídia e que, em janeiro, fevereiro e março deste ano, apresentou faturamento de R$ 10.429 milhões.
Em relação à participação dos meios no bolo publicitário, o destaque vai para a recuperação da TV Aberta, que em 2021 havia baixado o patamar dos 50% (ficando com 45,4 % de participação) e, agora, aparece no painel Cenp-Meios com 50%. O share do OOH também subiu de 8,6% no fim de 2021 para 10,3% no primeiro trimestre.
Já o share da internet, que no ano passado atingiu o recorde de mais de 33% no bolo publicitário, teve um recuo nos primeiros três meses do ano, ficando em 27,6%.
Bárbara Sacchitiello, 08/06/2022
A notícia completa publicada no site da Meio&Mensagem pode ser lida em:
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