Em terra de LGPD, a falta do sim é não

A privacidade nunca entrou tanto como pauta nas reuniões das empresas como entra hoje. Com a Lei Geral de Proteção de Dados passamos a ter, nas mesas de reunião, a lei de um lado e os departamentos comerciais do outro.

De departamento de venda de convênio a equipe de corretores de imóveis, ou até gerentes de bancos concorrentes do seu, as ligações chegam de todos os lados com frequência cada vez mais alta. Isso sem deixar de lado aquela loja física que você comprou faz meses que, simplesmente do nada, resolve te bombardear com mensagens no seu whatsapp pessoal. O fato é que as abordagens invasivas são uma realidade da qual, mesmo em tempos de LGPD, não conseguimos escapar.

De todos os princípios, regras e normas que a LGPD coloca em pauta, o principal deles talvez seja o mais básico: o consentimento. Ao contrário do que muitos departamentos comerciais pensam, a exigência do consentimento implementado pela LGPD não veio para dificultar o caminho para as vendas, muito pelo contrário. Ela veio para melhorar as relações entre as marcas e os consumidores.

Como se sentem os clientes que são abordadas de forma invasiva?

Em um mundo onde as pessoas não pensam duas vezes antes de fechar o seu site e abrir o do seu concorrente, responder a essa pergunta, pode indicar o início do fim da sua marca.

E essa investigação não é simples. Não existem respostas prontas, mas existem caminhos.

Então cabe a nós, profissionais de marketing e comunicação, um olhar atento e profundo às demandas da lei e um alinhamento intenso com os departamentos comerciais, para suportá-los nessa jornada, criando caminhos para que essas relações sejam consensuais e, portanto, qualifiquem as oportunidades e se convertam em relacionamentos mais sólidos e longínquos.

Afinal, vale lembrar: em terra de LGPD, a falta do sim é não.

 

Vinicius Mancini, fundador da E-Content Lab, 06/07/2022

 

O artigo completo publicado no site da PROPMARK pode ser lido em:

https://propmark.com.br/opiniao/em-terra-de-lgpd-a-falta-do-sim-e-nao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais informativos

Pioneirismo e inovação

WAM Publicidade

Com mais de 30 anos de experiência, somos especializados em mídia OOH (Out of Home) no Rio de Janeiro.

Proporcionamos excelente recall com segurança para quem anuncia, possuindo pontos exclusivos que seguem todas as normas e leis vigentes.

Quem confia na WAM

Fale conosco

Vamos bater um papo?

Estamos disponíveis via e-mail, telefone ou formulário de contato:

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.