O debate sobre como a comunicação pode ser mais sustentável tem feito parte do cotidiano do mercado publicitário há alguns anos.
Responsável por alcançar pessoas em espaços públicos por meio de cartazes e painéis digitais, a mídia OOH é parte fundamental nessa conversa e algumas empresas têm investido em iniciativas que prometem minimizar os impactos ambientais e servir de exemplo para a toda a cadeia publicitária.
Com anúncios feitos em painéis físicos, o movimento de impacto ambiente da holding Outdoor Social, presente em várias favelas brasileiras, é voltado para a reciclagem. Até julho, a empresa doou mais de 80 mil placas de polionda para cooperativas e catadores de resíduos sólidos, gerando aproximadamente 32 toneladas de material reciclado e em torno de R$ 86 mil.
A CEO da holding, Emilia Rabello, ressalta que a política de “lixo zero” é uma premissa do trabalho desde o início e que pode ser seguida por todo o mercado. “A questão do lixo é uma urgência. Com esse tipo de ação, você preserva o meio ambiente, diminui custos e gera valor agregado ao produto”, complementa.
Embora seja crescente o interesse do mercado publicitário e dos anunciantes por operações mais sustentáveis, os desafios ainda existem para que novas jornadas sejam construídas e trilhadas.
Ainda há dificuldade de entendimento técnico em relação à neutralização da pegada de carbono e de compreensão de que aplicar recursos em ações positivas ao ambiente podem não trazer lucros imediatos.
O retorno de ações sustentáveis é intangível e vem do propósito e da geração de valor agregado ao produto/serviço.
Caio Fulgêncio, 03/08/2022
O artigo completo publicado no site da Meio&Mensagem pode ser lido em:
https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2022/08/03/os-caminhos-para-a-midia-ooh-se-tornar-mais-sustentavel.html