Como já havia sinalizado nos primeiros três meses do ano, o mercado publicitário brasileiro segue em ritmo de expansão no primeiro semestre de 2022.
Os investimentos em mídia reportados ao Cenp-Meios cresceram 12,5% nos primeiros seis meses do ano, registrando um faturamento total de R$ 8,292 bilhões em compra de mídia.
A amostra deste ano teve uma ampliação das agências participantes. No primeiro semestre do ano passado, 234 agências reportaram suas informações ao Cenp-Meios. Agora, foram 309 empresas.
Não houve um meio que puxasse a expansão em ritmo mais acelerado do que os demais, como aconteceu com a Internet no ano anterior. Em ritmo de alta, o meio Internet registrou, no primeiro semestre, um crescimento de 2,83%.
O meio que mais cresceu em termos de arrecadação de verbas publicitárias no semestre foi o out-of-home. O relatório atual do Cenp-Meios aponta crescimento de 3,19% para o setor, o maior, em termos percentuais, entre todos os meios participantes da amostra.
Outro setor a apresentar uma ligeira expansão foi a TV por assinatura, que registrou alta de 1,08% no faturamento do primeiro trimestre do ano. O Cinema apresentou uma arrecadação de compra de mídia 0,26% maior do que a do primeiro semestre do ano passado.
Após um crescimento significativo no primeiro trimestre do ano, quando alcançou 52,9% de share, a TV aberta caiu 6,89%. Ainda assim, a TV aberta segue liderando, com folga, a captação de investimentos publicitários no Brasil
Bárbara Sacchitiello, 02/09/2022
O artigo completo publicado no site da Meio&Mensagem pode ser lido em:
https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2022/09/02/cenp-meios-indica-crescimento-de-125-no-semestre.html