Os investimentos em mídia, realizados ao longo de 2023, registram um crescimento de 10,4%, como apontou o Cenp-Meios. Em retrospecto, 2023 foi um ano de retomada efetiva dos investimentos após a instabilidade causada pela pandemia. Prova disso é que, em 2022, mesmo diante de aditivos como Copa do Mundo e Eleições, que geraram uma movimentação atípica no mercado publicitário, o crescimento total ficou na casa dos 7,6% no ano, três pontos percentuais a menos do que o recorte atual.
A análise dos dados mostra a importância das atividades do setor no cenário macroeconômico: o crescimento do PIB fechou com 2,9% e a inflação oficial do período pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 4,62%. Ou seja, houve crescimento real dos investimentos publicitários em mídia.
Em termos de market share, apenas os meios internet, out of home e rádio registraram crescimento — a internet, por exemplo, passou de 35,7% em 2022 para 38,2% no ano passado.
Entre os que tiveram baixa estão o jornal, a TV por assinatura e a TV aberta, que passou de 41,7% para 39,6% em 2023. Revista e cinema ficaram com a mesma participação de mercado.
De acordo com Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp: “Os indicadores apontados pelo Cenp-Meios sinalizam a evolução consistente de uma indústria que dá fortes indícios de resiliência.”
Propmark, 20/03/2024
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