O investimento em publicidade no Brasil chegou a R$ 12,5 bilhões entre janeiro e setembro de 2019, segundo dados divulgados pelo Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), entidade que reúne os principais anunciantes, veículos de comunicação e agências de publicidade do país.
Internet e mídia exterior foram os meios que mais cresceram em relação ao mesmo período de 2018. O meio internet cresceu de R$ 2,18 bilhões (17,5% do total), no primeiro semestre de 2018, para R$ 2,59 bilhões (20,7% do total), no mesmo período do ano passado
Em 2019, foram levadas em consideração as informações de 226 agências.
Investimento publicitário entre janeiro e setembro de 2019:
- Televisão aberta: R$ 6,63 bilhões (53,0% do total)
- Internet: R$ 2,59 bilhões (20,2% do total)
- Mídia exterior: R$ 1,33 bilhão (10,7% do total)
- Televisão por assinatura: R$ 872,9 milhões (7% do total)
- Rádio: R$ 575,4 milhões (4,6% do total)
- Jornal: R$ 335,0 milhões (2,7% do total)
- Revista: R$ 119,5 milhões (1% do total)
- Cinema: R$ 49,7 milhões (0,4% do total)
- Total: R$ 12,52 bilhões.
Segundo o estudo Digital AdSpend 2019, produzido anualmente pelo IAB e divulgado em junho do ano passado, foram investidos R$ 16,12 bilhões em publicidade online no país em 2018, o que representaria um terço das verbas investidas em publicidade no Brasil. A pesquisa foi feita pela primeira vez no país pela consultoria PwC. O levantamento contou com a participação de 70 das maiores empresas em atuação no mercado digital brasileiro, que enviaram informações.
As pesquisas e os dados comprovam a grande força que a mídia exterior ainda possui, mesmo com o advento da internet. Oportunidade e investimento para agências e marcas.
Fonte: UOL Economia