De 2009 a 2019, o crescimento do segmento de educação a distância (EaD) no Brasil foi de 378,9%, segundo dados do Censo de Educação Superior para o Inep, contabilizados em 2020.
O ápice desse crescimento foi registrado entre março e abril de 2020, em razão da pandemia de coronavírus, quando o EaD registrou um aumento de 70% nas matrículas.
Somos um país continental, com imensa desigualdade social, em que apenas 5% da população possui curso superior. Nesse sentido, o EaD atende às necessidades do brasileiro, pois oferece diferencial competitivo ao ensino presencial, nos seguintes aspectos: praticidade; economia e inclusão.
O acesso à internet, por sua vez, é algo que precisa ser melhorado, pois ainda deixa a desejar quanto à qualidade e à velocidade das conexões, dificultando o acompanhamento das aulas online.
No EaD, o modelo de negócio contempla os polos regionais. O polo de apoio presencial é o local devidamente credenciado pelo MEC, no país ou no exterior, próprio para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância.
Através dos polos funciona o poder de capilaridade das principais instituições de ensino, que são nacionais, mas construídas por meio da presença regional.
Para construir presença regional, precisamos olhar para as oportunidades de mídia regional, e isso o segmento de educação faz muito bem. É o setor líder em investimento publicitário no meio out-of-home, com 9% de participação, que entrega grande alcance e impacto nas conexões urbanas das pessoas com suas diferentes mídias. Tudo isso com estudos de geolocalização que cruzam o endereço dos polos com a jornada das pessoas, para um roteiro de mídia cada vez mais assertivo.
A lembrança da marca das instituições de ensino é construída na mídia local e de massa. Depois segue o funil de vendas com o digital, fazendo o seu trabalho de conversão.
Com um crescimento de mais de 300% o EaD, capacitou-se tecnologicamente e fez uma excelente lição de casa no marketing e na comunicação.
Leonardo Lazzarotto, CEO da Tailor Media, 21/01/2022
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