A educação é a distância, mas a mídia é logo ali na esquina

De 2009 a 2019, o crescimento do segmento de educação a distância (EaD) no Brasil foi de 378,9%, segundo dados do Censo de Educação Superior para o Inep, contabilizados em 2020.

O ápice desse crescimento foi registrado entre março e abril de 2020, em razão da pandemia de coronavírus, quando o EaD registrou um aumento de 70% nas matrículas.

Somos um país continental, com imensa desigualdade social, em que apenas 5% da população possui curso superior. Nesse sentido, o EaD atende às necessidades do brasileiro, pois oferece diferencial competitivo ao ensino presencial, nos seguintes aspectos: praticidade; economia e inclusão.

O acesso à internet, por sua vez, é algo que precisa ser melhorado, pois ainda deixa a desejar quanto à qualidade e à velocidade das conexões, dificultando o acompanhamento das aulas online.

No EaD, o modelo de negócio contempla os polos regionais. O polo de apoio presencial é o local devidamente credenciado pelo MEC, no país ou no exterior, próprio para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância.

Através dos polos funciona o poder de capilaridade das principais instituições de ensino, que são nacionais, mas construídas por meio da presença regional.

Para construir presença regional, precisamos olhar para as oportunidades de mídia regional, e isso o segmento de educação faz muito bem. É o setor líder em investimento publicitário no meio out-of-home, com 9% de participação, que entrega grande alcance e impacto nas conexões urbanas das pessoas com suas diferentes mídias. Tudo isso com estudos de geolocalização que cruzam o endereço dos polos com a jornada das pessoas, para um roteiro de mídia cada vez mais assertivo.

A lembrança da marca das instituições de ensino é construída na mídia local e de massa. Depois segue o funil de vendas com o digital, fazendo o seu trabalho de conversão.

Com um crescimento de mais de 300% o EaD, capacitou-se tecnologicamente e fez uma excelente lição de casa no marketing e na comunicação.

 

Leonardo Lazzarotto, CEO da Tailor Media, 21/01/2022

 

O artigo completo publicado na Meio&Mensagem pode ser lido em:

https://www.proxxima.com.br/home/proxxima/opiniao/2022/01/21/a-educacao-e-a-distancia-mas-a-midia-e-ali-na-esquina.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais informativos

Pioneirismo e inovação

WAM Publicidade

Com mais de 30 anos de experiência, somos especializados em mídia OOH (Out of Home) no Rio de Janeiro.

Proporcionamos excelente recall com segurança para quem anuncia, possuindo pontos exclusivos que seguem todas as normas e leis vigentes.

Quem confia na WAM

Fale conosco

Vamos bater um papo?

Estamos disponíveis via e-mail, telefone ou formulário de contato:

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.