O impacto do chat GPT na indústria criativa

O Chat GPT (Generative Pre-Trained Transformer; algo como Transformador Generativo Pré-treinado de Bate-papo) do laboratório sem fins lucrativos OpenAI é a bola da vez. Basicamente, com instruções de usuários, textos são elaborados a partir do cruzamento de informações, tendo a internet como base de dados.

O tema ganhou repercussão recentemente, pois, em questão de dois meses de lançamento, o Chat GPT teria condições reais de passar em provas de medicina, advocacia e pós-graduação nos EUA, conforme testes realizados por cientistas.

Mesmo diante de uma ferramenta poderosa que já impacta o mercado e a sociedade, a tecnologia em si é proveniente da ação e trabalho de mentes humanas. Portanto, cabe a nós mantermos o recurso como instrumento de aprimoramento em vez de algo a nos tornar obsoletos. As intervenções da IA existem por meio da interação com pessoas, ou seja, são resultados de um processo dialético que não exclui nossa presença.

O que está em curso é a uma revolução comunicacional que de fato transforma funções para gerar outras, mas esse movimento cíclico é o motor que impulsiona uma sociedade calcada em tecnologia.

Antes de pregar o apocalipse do texto e dos redatores feito por pessoas, vejamos a gênese e a capacidade da potencialização da criatividade humana alçada pelo Chat GPT e as possibilidades que traz.

Por um lado, o recurso mecaniza algo tão artesanal quanto a cristalização de letras, palavras e textos. Por outro, ele valoriza a habilidade de uma pessoa que desenvolve a escrita sem o auxílio de máquinas, de forma original, espontânea, com improvisação.

O diferencial está no repertório de nossas vivências sem a tela como intermediadora, que serão mais e mais valorizadas no futuro. Se o ouro deste século é a informação, como humanos, jamais pararemos de gerá-la, independente de algoritmos. É preciso distanciamento temporal para decretar se o burburinho de uma tecnologia disruptiva veio para ficar. Feito ou não por máquinas, o resultado, que transcende a binário bom ou ruim, tem que ser avaliado por quem é de carne e osso.

 

Lucas Foster, PROPMARK, 08/02/2023

 

O artigo completo publicado no site da PROPMARK pode ser lido clicando no link abaixo:

https://propmark.com.br/opiniao/o-impacto-do-chat-gpt-na-industria-criativa/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais informativos

Pioneirismo e inovação

WAM Publicidade

Com mais de 30 anos de experiência, somos especializados em mídia OOH (Out of Home) no Rio de Janeiro.

Proporcionamos excelente recall com segurança para quem anuncia, possuindo pontos exclusivos que seguem todas as normas e leis vigentes.

Quem confia na WAM

Fale conosco

Vamos bater um papo?

Estamos disponíveis via e-mail, telefone ou formulário de contato:

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.