Com a intenção de gerar insights e preparar o setor para o próximo ano, a Kantar Ibope Media divulgou o estudo “Media Trends & Predictions 2024“, que aponta para inúmeras oportunidades e desafios enfrentados pelos ecossistemas de conteúdo e publicidade em todo o mundo.
O estudo apresenta uma visão unificada e abrangente de um ambiente de mídia que está em pleno desenvolvimento e aponta para áreas e fatores que precisam ser considerados para se alcançar um conhecimento mais profundo dos comportamentos e preferências do público.
Macroeconomia
Diante de um cenário econômico incerto, as empresas de mídia estão buscando evolução. Antes, a ideia de serviços de vídeo sob demanda (VOD) baseados em assinatura ou anúncios era simples, mas agora as plataformas não só oferecem conteúdo, como também o adaptam para atender às preferências individuais do público, tornando tudo mais complexo.
Sendo assim, se faz necessário um conhecimento mais profundo dos comportamentos e preferências específicas do público. Não há uma fórmula única para a criação de conteúdo de sucesso no mundo do streaming.
Sustentabilidade
Após a pandemia e em meio a crises ambientais e sociais em todo o mundo, o ativismo de marcas cresceu. Dados do Target Group Index revelam, a maioria dos brasileiros dá grande importância ao fato de uma empresa operar com ética e sem compromisso com o combate às desigualdades sociais.
Tecnologia
Para a Kantar, 2024 poderá testemunhar uma situação irônica: uma abundância de soluções tecnológicas, mas um potencial aumento no desperdício de anúncios. Com inúmeros avanços tecnológicos na ponta dos dedos, as empresas poderão ter dificuldades para identificar as ferramentas mais eficazes para suas operações.
CTV
À medida que as pessoas se apoiam cada vez mais na CTV para se entreterem, as empresas se encontram com uma fonte adicional dados de dispositivos para enriquecer seu conhecimento da audiência em um nível granular.
O Media Trends finaliza ressaltando que muitas empresas de mídia não estão aproveitando tecnologia e dados ao máximo. Isso pode ocorrer por diversas razões. Empresas podem enfrentar limitações de tempo, recursos, falta de ferramentas adequadas ou experiência necessária. Além disso, algumas delas podem relutar em utilizar dados para entender melhor seu público devido a preocupações relacionadas à privacidade e à segurança.
PROPMARK, 07/11/2023
O artigo completo publicado no site da PROPMARK pode ser lido clicando no link abaixo:
https://propmark.com.br/kantar-apresenta-tendencias-e-previsoes-para-a-midia-em-2024/