O potencial da mídia programática para o mercado brasileiro

A transformação do OOH evolui a cada ano e a tecnologia já é parte integrante desse processo através da oferta de soluções e produtos. A digitalização do meio permitiu que o OOH mantivesse relevância enquanto outros formatos tradicionais precisaram se transformar e tivessem uma retomada mais forte com a volta das pessoas às ruas. Isso pôde ser visto no último balanço do Cenp-Meios de 2021, onde o OOH obteve o segundo maior crescimento (38%) em relação à 2020, apenas atrás da internet.

 

Essa transformação do OOH pode ser vista no crescimento da mídia programática, pois mais do que digitalizar as campanhas estáticas, a mídia programática colabora com a construção de campanhas criativas e assertivas, usando dados e de maneira simples. Com todo esse poder na mão, as marcas podem maximizar os resultados para além de estar no lugar certo e na hora certa, mas entendendo os perfis e demografias de target.

 

O crescimento da programática digital out of home (PDOOH) tem sido exponencial e a participação da programática na compra de inventário OOH tem crescido ano após ano conquistando um share cada vez mais notável no meio. Esse crescimento é sustentado pelas vantagens que o mix destes dois produtos (DOOH e Programática) trazem para os anunciantes. Conectar os ativos DOOH ao ecossistema programático, – automatizando os processos de compra, ativação e mensuração das campanhas – foi um passo importante para abrir novas e incontáveis possibilidades para o mercado.

 

Desde a possibilidade de subir uma campanha OOH em minutos ao acompanhamento em tempo real das entregas dos anúncios, as vantagens produzidas por esta transformação já fazem parte de diversas campanhas programáticas entregues em todo o país.

 

Ainda há um extenso caminho de evolução e desenvolvimento para a PDOOH, pois globalmente os players do mercado estão se adaptando ao ecossistema programático. Existem grandes desafios com grandes recompensas para serem conquistadas e além da conexão de ativos à programática, novos produtos também fazem parte do horizonte de crescimento da Programática.

 

Heitor Estrela, 10/11/2022

 

 

O artigo completo publicado no site da Meio&Mensagem pode ser lido em:

https://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2022/11/10/o-potencial-da-midia-programatica-para-o-mercado-brasileiro.html

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