A palestra de Gary Vaynerchuk, um dos gurus do marketing contemporâneo, CEO e fundador do VaynerMedia, na 70ª edição do Festival Cannes Lions, teve um título provocador: “Tudo está diferente. Mas nada mudou”. A frase levou a reflexão sobre como o marketing tem se relacionado com as transformações impulsionadas pelas novas tecnologias e como as ferramentas têm sido usadas para aprimorar as formas de conquistar o ativo mais valioso para as empresas: a atenção.
Em um tempo de hiperconectividade e super oferta de conteúdos nos mais variados canais, atrair e reter a atenção das pessoas é a questão mais desafiadora e importante para o marketing. Na era da informação descentralizada e disponível no online e offline, a atenção do consumidor é phygital. Phygital é o termo utilizado para se referir à união das palavras físico (physical, em inglês) e digital. Trata-se do termo que junta os universos online e offline.
Quando pensamos em estratégias phygital, que levam até as pessoas o contato integral com a marca, através do online e offline, elevamos o nível da experiência. Oferecer uma experiência phygital é entender que a atenção das pessoas é phygital. Na era digital em que vivemos, uma marca não pode focar todo seu trabalho de marketing em apenas uma plataforma ou formato.
Não faz mais sentido dividir a estratégia de marketing e publicidade em online e offline. O mundo digital convergiu com o tradicional e a jornada da publicidade mudou. O consumidor pode ser impactado pelo celular através de redes sociais, sites e buscadores. Já no modelo tradicional, ele pode estar na rua e se deparar com uma peça de OOH, ao mesmo tempo em que usa o celular e vê um anúncio nas redes sociais. Neste sentido, não existe barreira entre o físico e o digital. Portanto, se a atenção é phygital, ou seja, está no mundo físico e no online, o marketing também deve ser phygital.
Como disse Gary Vaynerchuk, tudo mudou, mas nada está diferente, apenas evoluiu. Com Big Data e Inteligência Artificial é possível trabalhar com mais rapidez e assertividade para campanhas inovadoras que conquistem o ativo mais valioso: a atenção phygital.
Sérgio Lima, PROPMARK, 05/07/2023
O artigo completo publicado no site da PROPMARK pode ser lido clicando no link abaixo:
https://propmark.com.br/opiniao/a-atencao-do-consumidor-e-phygital/