A atenção do consumidor é phygital

A palestra de Gary Vaynerchuk, um dos gurus do marketing contemporâneo, CEO e fundador do VaynerMedia, na 70ª edição do Festival Cannes Lions, teve um título provocador: “Tudo está diferente. Mas nada mudou”. A frase levou a reflexão sobre como o marketing tem se relacionado com as transformações impulsionadas pelas novas tecnologias e como as ferramentas têm sido usadas para aprimorar as formas de conquistar o ativo mais valioso para as empresas: a atenção.

Em um tempo de hiperconectividade e super oferta de conteúdos nos mais variados canais, atrair e reter a atenção das pessoas é a questão mais desafiadora e importante para o marketing. Na era da informação descentralizada e disponível no online e offline, a atenção do consumidor é phygital. Phygital é o termo utilizado para se referir à união das palavras físico (physical, em inglês) e digital. Trata-se do termo que junta os universos online e offline.

Quando pensamos em estratégias phygital, que levam até as pessoas o contato integral com a marca, através do online e offline, elevamos o nível da experiência. Oferecer uma experiência phygital é entender que a atenção das pessoas é phygital. Na era digital em que vivemos, uma marca não pode focar todo seu trabalho de marketing em apenas uma plataforma ou formato.

Não faz mais sentido dividir a estratégia de marketing e publicidade em online e offline. O mundo digital convergiu com o tradicional e a jornada da publicidade mudou. O consumidor pode ser impactado pelo celular através de redes sociais, sites e buscadores. Já no modelo tradicional, ele pode estar na rua e se deparar com uma peça de OOH, ao mesmo tempo em que usa o celular e vê um anúncio nas redes sociais. Neste sentido, não existe barreira entre o físico e o digital. Portanto, se a atenção é phygital, ou seja, está no mundo físico e no online, o marketing também deve ser phygital.

Como disse Gary Vaynerchuk, tudo mudou, mas nada está diferente, apenas evoluiu. Com Big Data e Inteligência Artificial é possível trabalhar com mais rapidez e assertividade para campanhas inovadoras que conquistem o ativo mais valioso: a atenção phygital.

 

Sérgio Lima, PROPMARK, 05/07/2023

 

 

O artigo completo publicado no site da PROPMARK pode ser lido clicando no link abaixo:

https://propmark.com.br/opiniao/a-atencao-do-consumidor-e-phygital/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais informativos

Pioneirismo e inovação

WAM Publicidade

Com mais de 30 anos de experiência, somos especializados em mídia OOH (Out of Home) no Rio de Janeiro.

Proporcionamos excelente recall com segurança para quem anuncia, possuindo pontos exclusivos que seguem todas as normas e leis vigentes.

Quem confia na WAM

Fale conosco

Vamos bater um papo?

Estamos disponíveis via e-mail, telefone ou formulário de contato:

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.